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Seriados e Campanhas Publicitrias de TV: FreeBSD Powered. PDF Imprimir E-mail
Por Redao FUG-BR   
30/01/2007
ndice de Artigos
Seriados e Campanhas Publicitrias de TV: FreeBSD Powered.
Parte 2

Campanhas publicitárias para o console de vídeo-game da Microsoft, naves espaciais gigantes em um remake histórico de um clássico de batalha nas estrelas, os seriados de investigações criminais mais assistidos de todos os tempos, monstros com bom coração, e uma loura adolecente caçadora de vampiros, além de uma interminável jornada de um inocente tentando escapar de uma prisão que ele mesmo projetou. Isso tudo, somado a revanche virtual de Ronaldinho Gaúcho contra Fábio Cannavaro pela busca do título de melhor jogador de futebol. O que isso tudo tem a vê entre sí, e o que pode ter a ver com FreeBSD? Tudo.

logo Zoic StudiosPatrick Tracanelli da FreeBSD Brasil LTDA nos oferece mais uma boa contribuição, e em conversa com um dos maiores estúdios de animações gráficas de Los Angeles, Califórnia, nos guia ao longo de uma prazerosa conversa informal com o CEO da Zoic Studios, que conta como e onde FreeBSD é usado na produção de algumas das séries de TV de maior audiência no mundo. Tendo além de canais e estúdios de TV como cliente, acompanhamos também curiosos relatos sobre campanhas publicitárias para TV, no segmento de vídeo-games e inclusive ficamos sabendo em primeira mão um pouco do screenplay da nova campanha do FIFA 2007 da Electronic Arts. Tudo com Software Livre, em sua maioria, com destaque especial ao FreeBSD que atua nas duas pontas de missão crítica da estrutura dos Estúdios Zoic: processamento em massa e armazenamento.


Seriados e Campanhas Publicitárias de TV: FreeBSD Powered. 

Recentemente através de seu formulário de contato online, o Grupo de Certificação BSD recebeu uma mensagem de uma pessoa, Bill Hamon, que se identificou como CEO do Zoic Studios. Hamon estava, como a maioria dos contatos que recebemos diariamente, interessado em saber datas dos exames de certificação, e quando estes estarão disponíveis. Informamos que esse ano na BSDCan acontecerão os exames, e logo em seguida na NYCBSDCON também. O Sr Hamon em seguida deixou claro seu interesse na certificação BSD pois gostaria de financiar os custos de seu time de administradores de sistemas FreeBSD afim de averiguar sua proficiência, e informou que terá demanda para mais 10 posições desse tipo em Março, todas voltadas a FreeBSD.

Acompanhando as mensagens, mas sem participar diretamente da conversa, me ocorreu então que o Zoic Studios já teve um histórico de uso de FreeBSD no passado, vindo inclusive a se tornar notícia de destaque. Me lembro que quando a Manex Efeitos Visuais - responsável pelas renderizações gráficas do filme Matrix - publicou seu release oficial de agradecimento e reconhecimento de ROI (retorno de investimento) no uso do FreeBSD como tecnologia primária em seu cluster de renderização gráfica, a Zoic Studios também publicou dois Cases de gestão, um sobre ROI também, destacando sua abordagem sobre uso de software livre, em especial FreeBSD e Linux, e um com insights sobre VI quando adquiriu uma outra empresa Californiana especialista em consultoria FreeBSD. Além disso em uma matéria na Network Magazine, o Zoic Studios descreve sobre o uso de um cluster de 10 servidores que atua como um servidor de sistema de arquivos massivamente distribuído, usado por suas estações de renderização - http://bsdnews.com/view_story.php3?story_id=4346.

Uma das coisas curiosas do BSD Certification Group é como o assunto muda rapidamente entre as pessoas que entram em contato conosco - me lembro do principal caso, o Carlos Horowicz, contribuidor no time de internacionalização argentino que de repente, mencionou que toda a infra-estrutura do argentina.com - maior provedor ISP e ASP da Argentina - era FreeBSD, e de um assunto totalmente técnico que ele estava tendo comigo, a Dru Lavigne criou uma conversa paralela que deu origem ao excelente Estudo De Caso oficialmente publicado junto à documentação oficial do FreeBSD;  E dessa vez eu fui a pessoa que, sequer estando no diálogo original, criou um tema adicional para a conversa.

Me lembro que quando soube da relação do Zoic Studios pela primeira vez com FreeBSD, eles trabalhavam nos efeitos de alguns seriados de TV de qualidade, no mínimo, discutível, como Angel: Um Vampiro com Alma e Buffy: a caça vampiros. Perguntei se o uso de FreeBSD ainda era do mesmo foco, com cluster de armazenamento, e para minha surpresa o Sr. Bill Hamon começou a responder com muito mais detalhe e entusiasmo - parecia que esse assunto lhe era mais prazeroso.

Hamon mencionou que "depois de nossos recursos humanos, a área de tecnologia é a mais importante nos Estúdios Zoic; somos cerca de 40 profissionais - praticamente metade de todo o quadro fixo de funcionários da empresa, além de cerca de 120 artistas gráficos que trabalham conosco por empreitada - atuando com sistemas proprietários como Microsoft Windows e Microsoft .NET, e com sistemas livres, como Linux, mas em especial FreeBSD. Dessa equipe podemos assumir que mais da metade trabalha apenas com FreeBSD e Linux. Microsoft é tecnologia herdada e que dependemos para interoperabilidade com grandes produtoras como a Continental, a Warner Brothers, a CBS e a Sony Channel, mas que representa papel quase nulo em nossa linha de produção. No coração do Zoic Studios temos um sistema de armazenamento clusterizado com mais de 100 Terabytes de informações que, trimestralmente são arquivados. Ou seja nossa linha de produção renderiza aproximadamente 35 Terabytes por mês; são dados de alta rotatividade; o FreeBSD é usado em um storage EMC, pois é recomendado pela LSI-Logic, que são as placas de fibre channel que usamos. Acho que é porque tem algum engenheiro-chefe da LSI que também é commiter do FreeBSD, se não me engano. E então seu trabalho é diretamente realizado neste sistema, e não outros BSD ou mesmo GNU [neste ponto Bill Hamon se mostra muito informado, de fato o commiter em questão é o Matthew Jacob]. Aliás esse mesmo FreeBSD atua como um NAS junto à algumas estações no laboratório de produção e principalmente, é o transportador iSCSI que faz o interfaceamento do storage para o cluster de renderização."

Pergunto então, o que é este cluster de renderização, e me sinto ainda mais atraído pela conversa após a resposta do Sr. Hamon, "é uma fazenda de renderização com mais de 1000 núcleos de processamento; hoje contamos como núcleos pois temos servidores quad-processados, bi-processados, e agora tecnologias de multiplos núcleos da AMD e alguns Intel que ainda estamos testando; essencialmente, tudo roda FreeBSD. Na verdade nosso software de renderização utiliza uma variação da biblioteca OpenMPI, graças ao fato dessa biblioteca ser de licença BSD. Tivemos problemas no passado, quando usávamos algumas variações MPI que eram licença GNU. Com OpenMPI e MPICH-2 temos a melhor performance possível e melhor licença. O distribuidor de nosso software é um pouco complicado de negociar nesse quesito, mas com OpenMPI resolvemos essas questões. As adaptações foram feitas em-casa [ou seja, pela própria equipe do Zoic Studios] e o resultado não tem como ser melhor. Hoje estamos interessados em ver como ficará o ZFS no FreeBSD 7.0 pois talves possamos integrar ambos clusters, de storage e de processamento massivo. No passado usávamos PVM com Linux; PVM tinha ótimo resultado mas utilizá-lo dependia de um corpo de profissionais muito especializado, que não pudíamos manter em casa, e acabávamos terceirizando para o pessoal do OHNL - Oak Ridge National Laboratory."

Foi no mínimo curioso poder ter essa conversa com Bill Hamon, que se extendeu em mais detalhes que podem ser muito bem resumidos aqui. PVM-3 e MPI foram meus temas de defesa de tese de graduação no passado, e ainda hoje me despertam muito interesse. Curiosamente o Dr. James Arthur Kohl do Oak Ridge National Laboratory foi um dos meus tutores na paralelização da coleção de softwares Phrap/Phred da Universidade de Washignton , Seattle. De dal modo minha conversa com o Sr. Hamon se extendeu a nossas percepções sobre MPI, OpenMPI , MPICH e PVM-3, chegando ao ponto de falarmos sobre a Microsoft e seu uso de MPI em seu Windows 2003 Cluster Edition. Nesse momento me pareceu mais saudável desviar o assunto, e perguntei, de forma irônica, fazendo referência à obras de qualidade duvidosa trabalhadas no passado, onde o FreeBSD estava em uso hoje em dia.

Sr. Hamon mencionou que "CSI, CSI: Miami, Eureka, Prison Break e Battlestar Galactica são alguns dos seriados que fazem parte do nosso dia-a-dia mais beneficiados por software livre de forma geral, mas Battlestar Galactica e Eureka são os que são trabalhados essencialmente com FreeBSD. Aliás, devo ir além. Essencialmente com FreeBSD da forma mais ampla. O equipe artística trabalha no front-end de nossos software com Mac OS X, e ao aplicar os efeitos e renderizar as sequências de cenas ou de camadas, os dados de entrada que já estão no storage cluster são processados por cerca de 50 FreeBSD, em aproximadamente 200 núcleos de processamento, e o resultado é gerado no mesmo storage cluster onde está imediatamente disponível novamente para as estações Mac OS X. Ou seja em todas as etapas do trabalho, da mais artística à de mais alto poder computacional, temos FreeBSD nas duas pontas, seja como kernel do Mac OS X - onde temos essencialmente, artistas gráficos, pessoas que se destacam em suas funções e usam Mac por ser o sistema mais apropriado para esse tipo de trabalho, mas ignoram completamente - em sua maioria - o que é kernel, e nem sabem que usam um sistema Unix de linhagem BSD. Para eles é apenas Mac - seja como cluster de renderização ou estação de trabalho." 

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Salto da Galactica dentro da Atmosfera de Nova Caprica, sequencia 1

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Comento com Bill Hamon que sou assíduo seguidor do seriado Battlestar Galactica. Tento tirar dele algumas informações nada técnicas sobre o seriado, como por exemplo se teremos alguma adaptação do P.E.M. massivamente utilizado na Terra para "queimar" os Cylons, como aconteceu na versão original do seriado, e se a Terra será encontrada em algum tempo futuro ou se será o planeta como conhecemos hoje. Como esperado não consigo nada, a não ser um comentário espirituoso e bem apropriado:

"ora, hoje usamos FreeBSD e processadores de núcleo-duplo, não podemos nos ater a meros Pulsos Eletro Magnéticos, vamos esperar algo visualmente mais agradável, que dê tanto trabalho para renderizar quanto o salto da Battlestar para dentro de Nova Cáprica, dentro da atmosfera do planeta..."

- foi uma muito bem lembrada referência a uma das mais ricas sequências das três temporadas do seriado, que me fez perguntar se aquela havia sido mesmo a sequência mais trabalhosa, "na verdade, esse episódio inteiro foi o mais trabalhoso, para os artistas e para a renderização; Colocar efeitos em Cylons sendo destruídos, rebatendo balas ou disparando contra os humanos, ou até mesmo as cenas de ação em combate rápidas dos Vipers ou os Raptors guiando a frota colonial no meio de uma nebula, são fichinha perto de sequências que mesclam as Fleet Carriers dos Cylons, Vipers e Raptors na atmosfera de Nova Cáprica com humanos correndo, disparando contra Cylons que disparavam contra humanos e Vipers do alto dos edificações estruturais da cidade ao mesmo tempo que uma Battlestar gigante entra em órbita, caindo. Para conseguirmos a realidade em sequência como essa, onde tudo acontece ao mesmo tempo, foi muito trabalho computacional. A pior parte foi o salto de fuga evasiva da Galactica, poucos metros antes de se espatifar no chão; tinhámos que conseguir a sensação de realidade da força física, do vácuo deixado atrás da nave e do atrito que ela estava gerando; após o salto, tinhamos que conseguir uma sensação de peso batendo no chão sem haver nada físico realmente batendo, já que a nave havia saltado. Foi históricamente trabalhoso. Um marco para a equipe, que pretendemos transpor assim que Cylons e Humanos encontrarem o legado da décima terceira colônia.".

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Não adiantou perguntar que legado é esse, dessa vez foi Sr. Bill Hamon quem mudou de assunto para dar ênfase em uma informação no mínimo, curiosa:

"em Setembro passado uma subsidiária da Microsoft contratou uma agência para fazer a publicidade de TV do Xbox 360 nos EUA. Essa agência contratou Blind Design para produção dos comerciais, que por sua vez nos contratou para as animações gráficas. Fomos um pouco além, e nossos artístas começaram a trabalhar as animações com conceitos de cubo, similar ao efeito de swap de desktops do Mac OS X e exaustivamente utilizado no XGL; a agência gostou da idéia, e o resultado foi uma série de 5 comerciais de TV - um deles é possível ver aqui no nosso site  - de muito sucesso, promovendo o console de vídeo-game da Microsoft. Provavelmente ninguém desconfia que o trabalho pesado foi feito por FreeBSD, que a arte foi retocada, a iluminação gerada e toda a animação transposta em Mac OS X, e principalmente que o conceito foi essencialmente baseado nos efeitos de Cubo do XGL; ou seja curiosamente, softwares livre não foram apenas utilizados para tornar os comerciais realidade, mas foram usados até como inspiração. Acredito que pouca gente na Microsoft imagine isso. Devo dizer ainda que, um XBox 360 com FreeBSD 6.1-STABLE fez parte do cluster, mas isso foi apenas uma brincadeira que fizemos: escrevemos no console alguma frase a qual não me lembro mais, fazendo alusão ao xboxfb (xbox frame buffer) do kernel XBOX do FreeBSD".

Prêmios

"Graças a Battlestar Galactica ganhamos três prêmios VES e dois Emmy's. Buffy, The Vapire Slayer apesar de tudo também rendeu um Emmy Award. Sistemas livre, em especial BSD, são parte fundamental de nosso trabalho e compartilham de todos prêmios que colecionamos, mas de alguma forma essas conquistas com BSG e Buffy são especiais pois o uso de software livre é em geral mais expressivo do que em outros trabalhos premiados, como Firefly.", comenta Bill Hamon.

Certificação BSD

"Hoje trabalhamos com profissionais certificados em nossa área de TI. Como Linux é essencialmente Red Hat dentro do Zoic Studios, preferimos a Certificação Red Hat do que LPI. Esta se prova mais rígida para nós também. E agora queremos profissionais FreeBSD certificados. Nossa política é de investir em nossos profissionais, não vamos contratar apenas profissionais certificados, mas especialmente dar condições de aprendizado e pagar os custos de nosso time para os que não são certificados, se certificarem. A importância desses títulos de forma geral, em software livre, é bastante criticado e colocada em dúvida, mas para a compania é uma segurança, e também investimento em sua equipe. Ter a Certificação BSD nos preencherá uma grande lacuna interna, e em minha posição [CEO] dentro do Zoic Studios, não tem como não esperar atentamente para os exames em NY.", complementa Bill.
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Estudo de Caso

Diante dessas informações, Dru Lavigne já contactou Murray Stokely do Projeto FreeBSD, e como aconteceu com o Argentina.com, é fácil acreditarmos que para os próximos meses teremos um Estudo de Caso em SGML prontinho para vir a público, com informações mais detalhadas sobre FreeBSD nos Estúdios Zoic.

Para concluir sugeri de brincadeira colocar então "Powered by FreeBSD" num cantinho dos comerciais de TV e dos seriados. Obviamente, não seria aceito pelos clientes do Zoic Studios, mas seria legal imaginar. Perguntei sobre outros Software Livre então, e o Sr. Hamon informou que Apache2, PHP e MySQL são usados internamente, e Linux é utilizado essencialmente no Web site do estúdio, pois utilizam um servidor ASP comercial suportado apenas por Red Hat (não informou qual servidor ASP) "Já tentamos nos livrar de ASP e .NET, mas por questões de interoperabilidade online com nossos contratantes, não conseguimos e provavelmente não conseguiremos tão cedo."

Concluindo, Bill Hamon destaca: "Como você é brasileiro, provavelmente vai gostar dessa. Talvez você jogue ou conhece pessoas que joguem FIFA '06 da EA SPORTS. A Electronic Arts é cliente nossa de longa data, e agora estamos trabalhando uma série de animações publicitárias para a continuação desse título, FreeBSD terá mais uma vez grande destaque na renderização das animações, mas o que mais vai interessar aos brasileiros será o clima de rivalidade do comercial, onde Ronaldinho estará faminto para reconquistar o título de maior jogador do mundo. E agora terá como grande oponente um jogador da defesa, detentor atual do título. Será uma série de comerciais para ser veiculados em sequência, como uma história. Estará online tão logo a contratante libere. Espero que os brasileiros gostem."

Nessa o Sr. Hamon errou feio. Provavelmente ele não sabe que a EA raramente faz publicidade em TV no Brasil, e depois, para um jogo de futebol em vídeo game se tornar de meu interesse, só se for um mod do OpenBOR (Open Beats Of Rage) para Dreamcast.

--
Redação FUG-BR
Colaboração, FreeBSD Brasil LTDA

Comentrios
Eu assisto Galactica e tenho certeza: Mi
Por Fernando em 30/01/2007 13:17:54
Que artigo legal. Entao quase todos seriados que eu vejo sao feitos com FreeBSD. So faltou Lost. Por outro lado que efeitos tem em Lost neh? he-he-he
MUITO BOM
Por Andre Soares em 30/01/2007 13:20:43
Queria saber que softwares sao esses. Gostei do documento, vou transorma-lo em PDF e imprimir pro chefe ler. Chefes gostam dessas coisas que eles conseguem entender (nao tecnicas)...
Eu tambem estou esperando MFC do ZFS
Por Joao Paulo - 0v3rm1nd em 30/01/2007 15:38:55
:)
Excelente! Para dizer o mnimo!
Por Marcos Silva em 30/01/2007 19:54:44
Uma excepcional matria! Parebns ao Patrick Tracanelli e a redao da FUG-BR. 
 
Esse o nosso FreeBSD amigo! 
Burn FreeBSD, Burn!!!
Softwares.
Por Grab em 31/01/2007 10:48:20
Os softwares usados sao Maya e After Effects da Adobe. O que interessa deles sao os plugins. A clusterizacao possvel quase sempre graas aos plugins.
MFC? Plugins
Por Cadu em 05/02/2007 11:13:54
O que MFC? E porque os plugins oferecem clusterizao? Quais plugins por exemplo? Porque usam mais Linux no cinema e mais FreeBSD na TV?
MFC = Merge From Current
Por Patrick Tracanelli em 06/02/2007 20:27:13
Identifica uma mudanca, melhoria ou adicao de novo recurso ou suporte que vem do -CURRENT (ramo de desenvolvimento) para -STABLE (producao). 
 
Os plugins, dependendo da aplicacao, como Maya e Firefly-FX podem ser paralelamente processados. Alguns mais avancados utilizam recursos nativos com netgraph. Outros, bibliotecas de terceiros com MPI. O proprio Grab ai trabalha na area e talvez queira nos premiar com um artigo sobre isso no futuro. Porque usam mais Linux no cinema essencialmente sao questoes comerciais, que respondem pelo nome Disney/Pixar e sua suite de aplicacoes de efeitos especiais, muito utilizada no cinema.  
 
A questao eh: nao existem muitas opcoes de software, e as que existem, sempre fazem uso de clusterizacao em especial em SL. O cinema se adequa mais com alguns enquanto a TV mais com outros softwares.
ui
Por 56 em 23/02/2007 14:40:11
iu
Cluster com FFS
Por Paulo Henrique em 06/03/2007 10:17:00
Bom embora seja meio passado, lendo a materia tive uma duvida quanto a um dado um tanto tecnico por parte do cluster, queria saber se teria feito algum bechmack sobre perfomace do cluster, comparando o FreeBSD como demais Sistemas tanto SL quanto proprietarios. tipo teraflops de processamento em cada sistema tempo de processamento gasto pelo sistema para manter o cluster coisas do tipo mais visiveis e a alguma coisa sobre a influencia do ZFS X FFS que eu sei o ZFS suporta nativamente multiterabytes agora quanto a ganho de peformace naum vi muito quando usei por um tempo o Opensolaris SunOS 5.11. 
Se poder colocar algo ou indicar ficaria feliz e ate concordo com o Ceo da Zoic pois sou usuario FreeBSD e brinco com Slackware e ate agora o merito eh mais Free do que Slack e qualquer outra distro que usei e us o gostaria de saber se naum teria Certif.. para pessoal de baixa renda ... desde ja valeu...
DkiPOAxMZkXOFV
Por Takeo em 18/09/2011 16:22:06
This piece was cogent, well-wirtten, and pithy.
NtvCVAksiGm
Por Open em 23/05/2013 08:15:02
Multitouch seems to be a cheap version of Xorg's mittupoinlers. I haven't set this up on FreeBSD but have on Linux.The full screen applications are similar to what matchbox does with it's environment when an application is launched.



ltima Atualizao ( 30/01/2007 )
 
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