FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - FreeBSD Servindo 30% da Internet Mundial (aka FreeBSD & Netflix)
 
18.07  
Inicio arrow Noticias arrow FreeBSD Servindo 30% da Internet Mundial (aka FreeBSD & Netflix)
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • [FUG-BR] SNMP
  • Re: [FUG-BR] SNMP

  • Alertas em Ports
  • chromium -- multiple vulnerabilities
  • kdelibs4 -- KMail/KIO POP3 SSL Man-in-the-middle Flaw
  • postfixadmin -- SQL injection vulnerability



  • FreeBSD Servindo 30% da Internet Mundial (aka FreeBSD & Netflix) PDF Imprimir E-mail
    Por P. Tracanelli (FreeBSD Brasil)   
    03/07/2012

    FreeBSD Servindo 30% da Internet Mundial: Não, essa notícia não é da década de 90. É de 2012.

    Recentemente nessa Thread da Lista da FUG-BR, comentou-se a notícia que o Netflix usa FreeBSD em sua infra-estrutura de Rede de Distribuição de Conteúdo. A informação havia sido mencionada anteriormente pelo Scott Long, desenvolvedor BSD (e FreeBSD) de longa data, que anunciou antes ter saído do Yahoo! para trabalhar no Netflix.

    Formalmente o uso de FreeBSD, combinado com servidores commoditie e o webserver Nginx foi informado quando o Netflix anunciou o lançamento de seu Appliace OpenConnect, que o próprio Netflix colocará nos principais Pontos de Troca de Tráfego da Internet e grandes provedores de acesso Internet sem custo para os provedores. Aqui no Brasil Netflix chega com seu Appliace OpenConnect primeiro no PTT-SP e em seguida em alguns provedores que tenho o prazer de atender como clientes da FreeBSD Brasil.

    Mas o que realmente significa dizer que FreeBSD é usado no coração operacional do Netflix?

    Em 2011 o Netflix passou a representar 32% de todo o tráfego da Internet na América do Norte em horários de pico. E em 2012, 29% da Internet na Europa em horários de pico. Ainda em 2011 a demanda por conteúdo servido pelo Netflix/FreeBSD foi tão grande que os provedores Canadenses e Americamos começaram a reclamar da falta de capacidade e capilaridade para tanto tráfego com esse novo perfil de consumo de banda, na mesma época que Netflix ultrapassou a Apple no segmento de entrega de conteúdo multimídia sob demanda. Foi quando Netflix começou a expandir seu projeto de appliance Open Connect para colocar seu conteúdo mais perto dos provedores e clientes e onerar menos a infra-estrutura de conectividade desses ISP.

    No passado apenas o Yahoo! na década de 90 havia conseguido essa marca, de representar 30% de toda a Internet mundial. Hoje o Netflix representa 32% da América do Norte e 29% da Europa como mencionado em diveras fontes (procure no Google pela sua preferida), as informações mais recentes são da Arbor Networks. Não é, oficialmente toda a Internet, mas sabemos que América do Norte e Europa representa a fatia mais relevante da Internet.

    No passado era FreeBSD quem servia 30% de todo o tráfego da Internet, através do Yahoo!, e um pouco mais através do mp3.com, NTT Verio, America Online e outros grandes nomes do início da bolha da Internet comercial nos anos 90. Mas quem vive de passado é museu, correto? Pois bem, e hoje, em pleno 2012, décadas depois, FreeBSD novamente está servindo 1/3 da Internet mundial em horários de pico.

    Isso mostra que o tempo passou, mas o FreeBSD continua poderoso igual, importante igual, e ao mesmo tempo pouco conhecido e amplamente utilizado nas principais operações de missão crítica da Internet, tudo exatamente como era na época do FreeBSD 2, FreeBSD 3, só que agora no FreeBSD 9.

    Desde o TCP/IP, coração da Internet, lançado no 4BSD, até o DNS, e-mail, até os Root Name Servers e Refletores de Rota BGP nos pontos de troca de tráfego de Ashburn, Virginia, Los Angeles, Seattle e Milão, desde o boom do Yahoo ao boom do Netflix, o mesmo FreeBSD continua carregando a Internet nas costas... 

    Nos anos 90, 30% da Internet era uma coisa. Em 2012, os mesmos 30% são outra coisa... são alguns Mbit/s a mais. Mostrando que a evolução do FreeBSD é constante, contínua.

    E você acha que Netflix é algo novo? A empresa existe de 1997, usa FreeBSD desde 1997, mas sem a mesma finalidade. Netflix era uma empresa de aluguel de DVD por correios, o serviço de entrega de conteúdo online começou a crescer em 2007 apenas, alcançando clientes mundo afora. Mas e daí? Você se pergunta... pois bem, outro software de licença BSD tem seu poder exposto pelo Netflix, o Nginx. Dê uma olhada nesse gráfico da Netcraft:

    Esse gráfico é o levantamento mais recente do uso de web servers no mundo. Vê a linha verde que começar surgir entre 2007 e 2008 e hoje é tão expressivo seu volume que começa ameaçar o IIS da Microsoft? É graças ao Netflix que o Nginx, Web Server e Inbound Proxy de licença BSD se tornou o terceiro mais utilizado da Internet.

    Abaixo alguns links sobre o assunto, para enquiquecer sua leitura:

    Comentrios
    StYEJgwUIrflCavK
    Por Richelle em 20/08/2012 16:10:45
    simpilfy simpilfy simpilfy if you can make pcbsd easy to install fast boot and shutdown and uncluttered,secure and simple to use and cool looking you got a winner.If you look at Mint 12 you can see why its at the top in distrowatch.I love what you are doing keep up the good work! Make it simple for newbies and powerful for advanced users and you got a winner!
    gPZwsTaitrEPwTy
    Por Mwai em 20/08/2012 17:35:57
    u must read? this. once u have? started? there is? no turinng back. a little 10? year?? old? girl was raped and murderded? in? 1945. her body was not found until 1947. then a boy last week? read this and did not copy and paste this message. the dead girl appeared in his? room haunting him and killed? him. if you do not copy? and paste this onto 10 vidoes in 30 minutes the dead? girl will apear in your room tonight? and haunt you and kill? you. well? you better start to copy and paste to be saved


    Comente!*
    Nome:
    E-mail
    Homepage
    Ttulo:
    Comentrio:

    Cdigo:* Code

    ltima Atualizao ( 03/07/2012 )
     
    < Anterior   Prximo >
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:

    Para remover os caracteres ^M de um arquivo de texto de MS-DOS (e Windows), use o tr(1):

    tr -d \\r < arquivo_dos > arquivo_unix

     

     

     






    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 19 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.