FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - FreeBSD na Copa do Mundo 2006 e seus Patrocinadores.
 
25.08  
Inicio arrow Noticias arrow FreeBSD na Copa do Mundo 2006 e seus Patrocinadores.
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS
  • Re: [FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS
  • Re: [FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS
  • Re: [FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS
  • Re: [FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS
  • [FUG-BR] Crash com IPNAT
  • [FUG-BR] possvel proxy trabalhar em conjunto?
  • Re: [FUG-BR] possvel proxy trabalhar em conjunto?

  • Alertas em Ports
  • eog -- out-of-bounds write
  • fontconfig -- insufficiently cache file validation
  • End of Life Ports
  • gnupg -- attacker who obtains 4640 bits from the RNG can trivially predict the next 160 bits of output
  • phpmyadmin -- multiple vulnerabilities



  • Por bsdinfo
  • FreeBSD 10.2 ? Sistema para Backup com Raiz em RAID 1 (mirror) e Dados em RAID 10 (mirror+stripe)
    Fazia um tempo que eu no postava um artigo mas recentemente fiz um Servidor de Backup e nele eu tinha apenas 4 HDs de 2TB cada. Queria aproveitar o espao em disco e ao mesmo tempo fazer algo seguro. No preciso dizer que Backup algo extremamente srio e no podemos bobear com isso. Nesse […]

  • FreeBSD 10.2-RELEASE na reta final.
    Hoje saiu um anuncio do Glen Barber sobre o fechamento da RELEASE em cima da reviso286666 na rvore releng/10.2. Coincidncia que calhou o 666 nessa reviso. rsrsrsr Ainda no oficial mas quem tiver impaciente para usar, s atualizar seu /usr/src para releng/10.2, compilar e instalar o novo sistema. Como sempre muito cuidado na […]

  • Fim de vida para a rvore 8 do FreeBSD
    Para os sysadmins de planto, que ainda tem servidores rodando FreeBSD 8.x, saiu recentemente a data de EOL do mesmo. Aps essa data o sistema no ter mais manuteno e atualizaes de segurana, o que o tornar invivel para uso na Internet. Deixar muita saudade porque foi uma das grandes verses desse sistema. Inclusive na […]

  • Por freebsdnews
    FreeBSD na Copa do Mundo 2006 e seus Patrocinadores. PDF Imprimir E-mail
    Por Redao FUG-BR   
    18/06/2006
    ndice de Artigos
    FreeBSD na Copa do Mundo 2006 e seus Patrocinadores.
    Parte 2
    Parte 3
    Parte 4
    ImageNa Copa do Mundo da FIFA, futebol é a única coisa que chama sua atenção? Para alguns a curiosidade por trás da infra-estrutura tecnológica de um evento desse porte também é foco de atenção. E ao fazer uma análise de perto, qual não é a surpresa senão constatar que FreeBSD está de ponta-a-ponta na estrutura que torna o maior espetáculo esportivo do mundo viável? E que FreeBSD também é maioria presente na infra-estrutura que coloca as empresas patrocinadoras da copa na Internet? Bom, quando um técnico (não de futebol, de TI) nos lembra o quão missão crítica são os vários aspectos da presença da Copa do Mundo e da FIFA na Internet durante a competição, a presença do FreeBSD deixa de ser surpresa, e torna-se apenas uma constatação.

    FreeBSD e a Copa do Mundo 2006 

    A Copa do Mundo da FIFA, maior festa mundial do futebol, um dos maiores eventos esportivos da terra, ao lado das Olímpiadas, frequentemente nos chama atenção por diversos fatores. Tecnologia por exemplo, é um desses fatores. Ao assistir a Copa do Mundo online, algumas vezes no escritório, acompanhando jogos de outros times (as vezes de times adversários em potencial, ou rivais clássicos da seleção canarinho), nem sempre estamos ciente dos detalhes estruturais que envolvem a distribuição das informações neste evento.

    Sendo assim, Patrick Tracanelli da FreeBSD Brasil comentou algumas informações acerca do uso de FreeBSD na infra-estrutura oficial da Copa do Mundo da FIFA, atribuindo a escolha por FreeBSD fato diretamente ligado à parceria entre a FIFA e o Yahoo!. Com base nisso ficamos curiosos e resolvemos procurar saber mais.

    Segundo o Yahoo! o site Fifa World Cup tem recebido  em média 35 milhões de hits diários desde que a copa começou, com picos de 80 a 90 milhões de acessos diários nos jogos das seleções da Alemanha, Estados Unidos, e Brasileira. À todos os assinantes Yahoo!, membros do FIFA Soccer Club ou assiantes UEFA Premiere, os jogos são transmitidos ao vivo por streaming de vídeo, e as partidas já realizadas ficam permanentemente disponíveis em um arquivamento igualmente à disposição dos internautas.

    Toda essa infra-estrutura roda sob o sistema operacional FreeBSD. De fato com uma pequena verificação é possível averiguar que a parte de streaming de vídeo por exemplo roda em apenas dois servidores FreeBSD, um para os streamings ao vivo, e no segundo os vídeos de partidas anteriores, devidamente armazenados. No site da FIFA é possível averiguar que essa parceria com o Yahoo! existe desde 2001. Portanto já são duas copas do mundo Powered by FreeBSD.

    Mas para não parar por aí, resolvemos ir mais à fundo nessa pesquisa, e constatamos que entre todos os patrocionadores oficiais da Copa do Mundo FIFA de 2006, FreeBSD e Solaris se destacam entre os sistemas operacionais mais presente da infra-estrutura pública (Internet) dessas empresas. 

    Acompanhe os patrocionadores e a base operacional tecnólica sob a qual sua infra-estrutura pública se fundamenta: 

     Patrocionador Copa do Mundo
     Sistemas Usados
     FIFA World Cup
     FreeBSD
     Yahoo! FreeBSD
     Phillips FreeBSD
     Toshiba Solaris 9 / FreeBSD
     McDonalds Solaris 8 / FreeBSD
     Coca-Cola Company Linux / IBM Appliances
     Adidas Linux / Windows 2003
     Budweiser Windows 2000
     Avaya Solaris 8 / Windows 200 / FreeBSD
     Continental Linux / IBM
     Deutsche Telekom
     Solaris 8 / FreeBSD
     Fly Emirates
     Windows 2003
     Fuji Film
     Solaris 8
     Gillette Windows 2000
     Mastercard Solaris 8 / FreeBSD / Windows 2000

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    FreeBSD aparece presente oito vezes na estrutura dos patrocionadores da Copa, Windows e Solaris aparecem seis vezes, e Linux três. A Phillips foi uma das surpresas. Os servidores que puderam ser seguramente identificados são todos FreeBSD. Já os outros ambientes com FreeBSD, exceto site de conteúdo da Copa do Mundo e o próprio Yahoo! são ambientes mistos. 

    A identificação das plataformas foi feita de forma simples. À partir do site FIFA World Cup foi possível conseguir a lista dos patrocionadores oficiais da Copa do Mundo e seus respectivos sites. Com essa lista pudemos mapear através de DNS os servidores MX e NS desses domínios, e sempre que possível, servidores de armazenamento de dados também. As ferramentas utilizadas no probing dos sistemas usados foram:

    /usr/ports/security/hmap
    /usr/ports/dns/fpdns
    /usr/ports/net/xprobe
    /usr/ports/net-mgmt/p0f
    /usr/ports/security/ftpmap
    /usr/ports/security/nmap


    E a consultoria inglesa Netcraft através de seu web site, http://www.netcraft.com para consultar coincidência dos resultados da análise do hmap e do p0f.

    Por motivos claros no momento em que o processo de identificação por fingerprinting foi iniciado em cada uma das redes e sites, enviamos uma mensagem de correio eletrônico para o endereço abuse@dominio de todas as empresas, deixando claro as intenções apenas estatísticas dos mapeamentos originados dos endereços IP naquele momento, caso esse mapeamento resultasse em algum alerta de probing nas redes pesquisadas.

    A surpresa negativa foi que alguns desses domínios não tem o endereço de e-mail abuse configurado, como sugerem as especificações RFC2142 RFC2142 RFC2821 e RFC2635 (mesmo a maioria destas RFC sendo "Standards Track").

    As surpresas positiva foram as respostas do Yahoo! por ser muito rápida, e claramente não automática (alguém de fato respondendo quase de imediato por este e-mail) e a a resposta da Deutsche Telekom.

    No caso da Deutsche Telekom (DT Telko), o Sr Michael Weber foi o contato de Patrick Tracanelli por trás do e-mail abuse na data em questão. Quis saber mais informações sobre os objetivos estatísticos da pesquisa, e quando soube, complementou com mais informações, mencionando que a DT Telko usa ainda FreeBSD com IPFW(8) como firewall para a estrutura Web na frente do Solaris, e mencionou que internamente usam FreeBSD com Subversion como servidor para controle de versões para o setor de produção da unidade sede, e potencialmente de outras unidades também, pois o Sr Weber além de ser parte da equipe de segurança da DT Telko e da Copa de 2006, foi parte da equipe que homologou Subversion na instituição.

    Ao ser perguntando do motivo pelo qual Subversion foi escolhido, e não CVS por exemplo, Weber respondeu que o SVN tem licença BSD, diferente do CVS que é GPL, e - para nossa surpresa - essa é uma das diretrizes internas da área de tecnologia desta Tele. Mas que apesar disso, o principal motivo é o melhor suporte à arquivos binários do SVN, quando comparado ao CVS, formato binário representava demanda de mais de 80% dos arquivos que tem que ser controlados por eles.

    Segurança e preparação para disponibilidade crítica.

    A Avaya, um dos parceiros e patrocionadores da FIFA na Copa do Mundo 2006 liderou a equipe de estrutura e conectividade para a cobertura de todas as partidas e eventos paralelos durante esta Copa. Em conjunto com o Yahoo! a Avaya também colocou no ar alguns sistemas de web casting e blogging onde os próprios jogadores podem interagir com o público. Normalmente isso só é usado nas coletivas de imprensa que acontecem antes e depois de cada jogo.

    Mas uma das grandes atenções foram dadas em relação à ataques online, principalmente do tipo negação de serviço.  De acordo com a FIFA desde a Copa do Mundo de 2002 e também na Copa do Mundo Feminina em 2003 o site de conteúdo da FIFA torna-se alvo constante de tentativas de ataques de DoS (Denial of Service  - Negação de Serviço), felizmente todos sem sucesso.

    A preocupação para a Copa do Mundo 2006 contudo, não foi menor. Para garantir total disponibilidade aos serviços e endereços de conteúdo da Copa da Alemanha, e em especial garantir a segurança das informações disponíveis nesses servidores, a FIFA e a Deutsche Telekom formaram uma equipe de segurança que fizeram todo o preparo e simulação de contenção e resistência desse ambiente crítico. Michael Weber também foi parte dessa equipe e esteve presente nos testes e preparações do ambiente, sob supervisão do Diretor de Projetos e Soluções de TI da FIFA, Mike Kelly. Weber apontou notícia na ZDNet onde Kelly afirma que não pode haver margem para falhas, principalmente pela expectativa da FIFA de quebrar a barreira dos 2 bilhões de acessos web computados na Copa do Mundo de 2002, e devido ao número de informações pessoais de todos os profissionais credenciados na Copa, bem como as informações de cada entrada para os jogos da copa.

    Weber comentou que foi criado um centro de comando de TI em Munique, e antes do jogo de abertura quase 150 cenários distintos de ataque foram simulados contra a infra-estrutura FreeBSD por trás dos servidores da Copa do Mundo 2006, que não inclui só os servidores, mas também filtros na AltaVista (altavista.com, subsidiária do Yahoo!, último nó de conectividade antes dos servidores da Copa). Segundo Weber a equipe do Yahoo! enviou os relatórios necessários na ponta final, e ficou claro que as questões FreeBSD lá estavam em boas mãos com a equipe do Yahoo!. Então Weber comentou que esses mesmos testes foram reaplicados na estrutura FreeBSD em Munique, e em 9 de Junho o ambiente de comunicação dos escritórios da FIFA na Alemanha, especialmente projetados para a Copa 2006, com a estrutura da FIFA no Yahoo! Califórnia e Yahoo! Ásia foi considerado pronto.

    ImageSegundo Weber a única margem para problemas na data era de negação de serviço por saturação de conectividade, mas ele garante que a Deutsche Telekom criou ambiente de redundância largo suficiente até o escritório da FIFA em Munique para garantir que, ainda que as iniciativas totais de ataque contra o site da Copa do Mundo FIFA de 2006 se multipliquem em dez mil vezes, frente ao que foi constatado em 2002, a comunicação entre Munique e os servidores FreeBSD na Califórnia não sofreriam desgastes.

    Quando perguntado sobre futebol à Weber, ele respondeu enfático que torce para que a final seja Brasil e Alemanha, e irônicamente disse que a estrutura FreeBSD por trás da Copa do Mundo 2006 levaria a notícia aos brasileiros de vice-campeões da Copa da Alemanha. Isso só mostra que sua especialidade é mesmo TI, e que de futebol, Weber não entende muito...

    Seja como for, agora quando você estiver assistindo à Copa do Mundo da Alemanha, durante os jogos da seleção brasileira ou outros jogos dos nossos potenciais rivais em cada uma das fases da competição, já saberá o que está por trás da tecnologia que torna o maior espetáculo esportivo do mundo possível e disponível na Internet. E quando ver as propagandas de cada um dos patrocionadores da Copa FIFA na beira do campo, saberá em que base operacional tecnológica cada um deles se baseia. 

    Mas o que interessa mesmo é que "FreeBSD na Copa"  tem 13 letras. "FreeBSD no Hexa" também tem 13 letras... ;-)

    --
    Redação FUG-BR
    Colaboração, FreeBSD Brasil LTDA

    Comentrios
    Boa noticia pra um Domingo de jogo da Se
    Por Ether Cap em 18/06/2006 06:07:05
    Meu palpite para hoje: 3x1 brasil. Sem medo de estar fora do tpico demais ;-)
    FreeBSD 4EVER! :)
    Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 18/06/2006 11:44:36
    As vezes me perguntam, porque FreeBSD? digo que PORQUE GOSTO... mas com esse texto tenho como argumentar mais... rsrsrs  
     
    Meu palpite: 2x0 Brasil! 
     
    Abrao a todos... 
     
     
    Welkson Renny 
    Natal/RN
    Eh agora!!
    Por robsys em 18/06/2006 12:42:15
    2x0 BRASIL! Eh agora!! 
    Com direito a FreeBSD, melhor ainda!
    Por Coopermine em 18/06/2006 13:58:14
    bsd rula...
    Por Tiago em 18/06/2006 18:11:29
    Agora entendi por que est funcionando to bem.
    Por :) em 19/06/2006 10:45:09
    Era interessante saber que streaming server eles usam... na minha empresa os streaming servers correm todos com solaris porque usamos os productos da REAL e estes no funcionam bem sobre freebsd. 
     
    Abraos a todos. 
     
    Portugal vai vencer a copa :P
    Bsd World
    Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 19/06/2006 11:23:15
    Fico felliz em saber que o tempo que estou dedicando a aprender um pouco de sistema operacional baseado em um sistema que o Mundo de TI aprova.!!! 
    No sei onde li mas vale o comentario: 
    usuarios Linux usam porque no gostam do Windows, Usurios BSD usam por amam UNIX!!! 
     
    Ou qualquer coisa do Tipo valeu Galera
    Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 19/06/2006 14:10:30
    teste
    FreeBSD
    Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 19/06/2006 22:17:30
    Realmente amigos, muito satisfatrio ficar por dentro da qualidade intensiva deste sistema operacional. A sua segurana/estabilidade traduzida na implementao de grandes servidores de trafego pela internet.  
     
    Sobre o ditado criado recentemente (que eu tenha visto), que nosso amigo Valdinei dos Santos informou, a seguinte: 
     
    "Linux is for people who rates windows, BSD is for people who love UNIX!" 
     
    ou seja 
     
    "Linux so para pessoas que odeiam Windows, BSD so para pessoas que amam UNIX!" 
     
    A diferena maior que os usurios linux esto mais preocupados em publicidade, e esquecem de aprimorar significantemente seu kernel linux. :) 
     
    Obrigado e tenham uma boa noite!
    Por Alessandro em 20/06/2006 13:39:02
    Concordo com o pessoal em parte, eu particularmente amo UNIX e utilizo o LINUX(slackware claro) devido ao ambiente de programao ser mais amplo. Que sirva de lio para os mantedores do kernel, em particular para o stallman, menos publicidade mais trabalho, pois apartir da verso 2.6 houveram alguns retrocessos. Entretanto quando corretamente configurado um servidor muito bom, melhor que o Solaris por exemplo.
    Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 21/06/2006 17:35:12
    inegavel que o melhor sempre de alguma forma com respeito e humildade chega aonde chega... o espirito open source... sem olofortes e propagandas empresariais com anuncios em camisetas lembrando aquela gerao "coca cola" aonde se diz que so livre se usar um OS como se a rebeldia tivesse uma grife...  
    Desde os anos 70 o BSD existia como um Unix universitario feito por doutores e pesquisadores da entao universidade de Berkley, na California... e nem devo dizer o quanto a rebeldia naquela epoca estava em alta. E depois de 36 anos passados a lio tirada foi... a rebeldia sempre ira existir seja no comportamento ou o uso de uma grife como um piguin... o BSD passou por essa epoca e passara novamente por todas pois grifes sao subtituiveis... mas aquele que comeou o OpenSource nunca ir ser. 
    Ah, antes de me esquecer... em 1983 quando foi descoberto o DNS, foi a berkley em cima do BSD... ela compartilhou a filosofia e os codigos... a GNU, GPL e outras licenas so foram existir bem mais tarde... meados dos anos 90... no final quem e quem... analise e tire a resposta.



    ltima Atualizao ( 26/06/2006 )
     
    < Anterior   Prximo >
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:
    Quer saber todos os arquivos que um dado port instalou? Use pkg_info -L <nome do port>. Quer reler a mensagem de pós-instalação de um port já instalado? Use pkg_info -D <nome do port>. Quer consultar informações de um port sem precisar mencionar seu nome e versão exatamente como registrados? Use pkg_info -x <expressao>, por exemplo, pkg_info -L -x perl
     






    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 19 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.